Ana Paula Hadden

Diretora Executiva da AMH Consulting

Linkedin

Se antes conseguíamos definir estratégias para o futuro tendo em consideração algumas certezas do presente, atualmente, a pandemia gerada pelo novo corona vírus veio alicerçar uma certeza inegável: existe um vínculo infrangível entre o desenvolvimento social e o crescimento económico.

As consultoras empresariais, que se focam no território e nas comunidades que lhe dão valor, como a AMHConsulting, têm respeito por este vínculo e esforçam-se, cada vez mais, para o dinamizar e inovar soluções baseadas em tecnologia, ciência e modelos mais “circulares”, articulados com a realidade socio económica atual, na qual as empresas são as principais impulsionadoras do desenvolvimento sustentável nos territórios e têm um impacto direto na criação de valor.

O mesmo acontece com a BUSINESS as NATURE, da qual nos orgulhamos ser associados: queremos um futuro menos negro, tornando-o mais verde, através de um caminho que se distribui ao longo das cadeias de valor e não apenas numa fase inicial de determinado projeto ou processo, envolvendo uma Responsabilidade Social

Empresarial partilhada e um papel crucial no que ao cumprimento dos Objetivos de DesenvolvimentoSustentável diz respeito.

Sabemos que o dia de amanhã pode trazer consigo aquela que pode ser a pior crise que Portugal alguma vez enfrentou. Mas acreditamos, mais do que nunca, que, abandonando o conceito de fim de vida do atual modelo económico, baseado numa economia linear de extração, produção e eliminação, e passando para um novo modelo, com novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, mantemos o vínculo entre o desenvolvimento social e o crescimento económico, diminuindo a dependência do consumo de recursos naturais finitos, aumentando a eficiência na utilização, nos processos e no que fazemos ao que já temos nas mãos.

Da nossa parte, isto evidencia-se em projetos únicos, transversais e inovadores, dos quais nos orgulhamos, como o GO4it – Programa de Formação em Soft Skills, voltado para a qualificação dos jovens para o mercado de trabalho, até ao Piece of Home®, que abarca projetos de recuperação de património e valorização do território, passando por projetos que têm na sua génese uma preocupação genuína com as economias em desenvolvimento e a sua capacitação através da Economia Circular e modelos de upcycling.

Como consultores, sabemos também, pela nossa experiência junto de quem mais cria valor, que iniciativas empreendedoras femininas, como a BUSINESS as NATURE, têm vindo a apresentar uma sustentabilidade económica e ambiental completamente alinhada com a Agenda 2030 e, de forma evolutiva, o número de empreendedoras e de grandes empresas lideradas por mulheres tem vindo a crescer de forma sustentável.

É com este mindset que olhamos para o trabalho da BUSINESS as NATURE (BasN), principalmente nesta fase crítica para todos. Para que, não só agora, mas sempre, possamos dizer:

Vai ficar tudo bem.