É com enorme satisfação e sentido de responsabilidade que a BUSINESS as NATURE assumiu o compromisso de aderir ao Pacto Português para os Plásticos (PPP), sendo membro fundador.

O Pacto Português para os Plásticos faz parte da rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, tendo como visão a promoção de uma nova economia para os plásticos – uma economia onde os plásticos são um recurso e não um resíduo!

O Pacto Português para os Plásticos é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, Ministério da Economia e Transição Digital, Ministério do Mar e com o Alto Patrocínio da Presidência da República. 

Trata-se de uma plataforma colaborativa e de inovação, que junta o Governo, os diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, a Academia e ONG’s, num compromisso comum, que visa liderar pelo exemplo e fomentara transição dos plásticos para uma economia circular em Portugal.

A BUSINESS as NATURE e as restantes entidades envolvidas, através da assinatura deste Pacto, comprometem-se a desenvolver ações com vista a atingir as seguintes metas até 2025, antecipando o prazo de 2030 estabelecido pela Comissão Europeia – Metas 2025:

– Definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação;

– Garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;

– Garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efectivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem; 

– Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico; 

– Promover actividades de sensibilização e educação aos consumidores (actuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos. 

O evento de Lançamento do Pacto Português para os Plásticos e assinatura por parte dos membros aderentes realizou-se no passado dia 4 de fevereiro, no Auditório do Edifício Sede da EDP, em Lisboa e contou com a presença de mais de 220 pessoas e com a cobertura por mais de 15 meios de comunicação social. 

O Pacto Português para os Plásticos conta no momento com 55 organizações, constituindo uma excelente oportunidade de evolução, crescimento, exemplo, inovação e de mobilização. Para mais informações contactar a SMART WASTE PORTUGAL.