Objetivos da Iniciativa Sustentável
GIS4

– (Re)design de Produtos e Serviços;

– Análise de Ciclo de Vida de Produtos e Serviços;

– Determinação da Pegada Ecológica;

– Estratégias de Circularidade e Baixo Carbono nas empresas e nos territórios;

– Planos de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas;

– Promoção e divulgação de negócios circulares e de baixo carbono;

– Construção Sustentável-Smart & Resilient Cities

– Eficiência na utilização recursos (matérias primas, água, energia…);

– Auditorias Multimateriais

Dora Caria
Coordenadora

É licenciada em Engenharia Ambiental, seguida de um mestrado em Sistemas de Gestão Ambiental e com vasta experiência em protocolos de auditoria internacionais tais como ISO14001, ISO9001, ISO27001.

Atualmente ocupa as funções de Head of Circular Economy Engineering Solutions no grupo Landbell (https://landbell-group.com/), tendo a seu cargo uma equipa de engenheiros e economistas, distribuídos pela Europa e Estados Unidos, cuja principal função é desenhar, desenvolver e otimizar processos voluntários de recolha e tratamento de equipamentos em fim de vida e resíduos de embalagens de forma a reduzir o seu impacte ambiental e a implementar práticas sustentáveis de circularidade dos seus materiais.

De 2008 a 2015 integrou a equipa da ERP (European Recycling Platform) como gestora de qualidade e auditoria, com o principal objetivo de desenvolver sistemas integrados de gestão nos 17 países europeus onde a ERP estava presente. Foi também responsável de desenvolver um protocolo e norma de auditoria para recicladores de REEÉs e de RPA`s que permitiu definir um mecanismo de qualificação dos recicladores a incorporar a rede da ERP, para toda a Europa.

Iniciou sua atividade profissional na divisão de consultoria ambiental da SGS, tendo contactado com diversos modelos de negócios, tecnologias e sectores industriais, tanto no âmbito da consultoria de sistemas de gestão ambiental, estudos técnicos ou auditorias de certificação.

Atividades / Outputs